Dr. Amadeu Duarte Henriques de Sousa

Médico

Filho de José Duarte Henriques de Sousa e de Maria de Jesus Duarte, nasceu a 17 de Outubro de 1921 na cidade de Lourenço Marques (Maputo), Moçambique, antiga colónia portuguesa. Para aí tinham migrado seus Pais, em busca de melhores condições de vida, dedicando-se ao ramo de hotelaria.

Regressou com a família, anos mais tarde, a Campia. Aqui,frequentou a escola primária, tendo depois prosseguido os seus estudos no Liceu de Viseu, onde frequentou e terminou o 7º ano.
Nesse mesmo ano, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, concluindo a sua licenciatura em Medicina e Cirurgia no ano de 1949 .
Após o curso, fixou sua residência na casa dos Pais em Campia, abriu o seu consultório e iniciou a actividade médica. Fê-lo até aos 75 anos de idade.

Esteve sempre disponível a qualquer hora do dia ou da noite, para atender todos aqueles que procuravam alívio para o seu sofrimento, quer fosse no consultório, ou em visitas domiciliárias.
Posteriormente, exerceu também a sua actividade clínica na Casa do Povo de Pinheiro de Lafões  e Posto de Saúde de Campia, até à idade da reforma.

Atento ao desenvolvimento social e político de Portugal, redigiu alguns textos para o Notícias de Vouzela (jornal que sempre assinou), quando pretendia expor a sua opinião sobre os mais variados assuntos.

Fez parte do Conselho Municipal de Vouzela.

Em 1965, constituiu família, tendo casado com Maria Alcina da Fonseca Correia, professora primária, que exerceu a sua actividade na Escola nº 1 de Campia nos últimos 23 anos da sua carreira profissional.

Do casamento nasceram 2 filhos:

Ana Paula Correia Henriques de Sousa, licenciada em Medicina, especialista em Imuno-hemoterapia e Mestre em Biotecnologia. Trabalha actualmente no Instituto Português do Sangue e Transplantação, em Lisboa;

Paulo Alexandre Correia Henriques de Sousa, licenciado em Engenharia Electrotécnica, é quadro superior na empresa E D P  Distribuição.

Adepto da Académica de Coimbra, manteve-se sempre fiel ao seu clube de eleição.

Dr. Amadeu, o dr. do “Africano”, faleceu em 01 de Março de 2006.